sábado, 15 de agosto de 2015

Crise chega às lojas dos shoppings

Com informações do Diário de PE

RioMar está com 20 lojas vagas no segundo semestre. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
RioMar está com 20 lojas vagas no segundo semestre. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
Nem os oásis modernos do consumo, os shoppings centers, estão livres da crise. Os custos elevados de operações somados à escassez de crédito e consequentes quedas nas venda estão pressionando lojistas dos malls recifenses a fecharem as portas. No Shopping RioMar, somente no segundo semestre deste ano, vinte marcas estão encerrando ou encerraram as atividades. 

No Shopping Recife já foram 21 empresas que concluíram suas operações em 2015 e, destas vagas, apenas oito foram reocupadas até o momento. Os demais centros de compras locais, como o Guararapes, Tacaruna e Plaza, também amargam vacâncias, na média de quatro lojas cada. E até o Shopping Boa Vista, já considerado um exemplo pela grande procura está com espaço disponível para novos pontos comerciais. Neste cenário, a expectativa do setor é fechar o ano com uma retração de até 5%.

Para a Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop -PE) a situação é crítica. “Os custos de ocupação dos shoppings estão muito elevados e afetam principalmente as pequenas e médias empresas, que são 90% dos contratos desses malls”, afirma Ricardo Galdino, presidente da Aloshop-PE. Segundo ele, muitas falhas partem dos pequenos empreendedores pernambucanos que não analisam os contratos e custos operacionais. 

“Os empresários acabam sendo levados pelo glamour e as aparentes vantagens de estar em um shopping e nem leem direito o contrato, nem fazem os cálculos desses custos”, ressalta. O indicado, de acordo com Galdino, é que o custo de ocupação de uma unidade deve representar, no máximo, 12% do seu faturamento, mas não é isso que está ocorrendo. “Esse custo está chegando a 30% dos ganhos dos lojistas e, assim, eles estão quebrando.”

Apesar das lojas vagas, o Shopping RioMar, através da sua assessoria, informou que a parcela de unidades sem uso atualmente é pequena considerando as 405 lojas disponíveis em todo o mall. Já o Shopping Recife, que possui um mix ainda maior, de 450 lojas, se defende afirmando que muitas atividades são encerradas estrategicamente, para dar espaço para outros serviços e produtos que possam atender melhor aos clientes do centro de compras.

Se a situação atual preocupa, vale considerar que mais cinco novos malls estão sendo ou serão inaugurados no estado nos próximos 24 meses. Ainda este ano, temos os shoppings Paulista North Way e Camará (Camaragibe). Em 2016, Metropolitano (Avenida Recife) e, em 2017, o Marista (Boa Vista) e o Patteo Olinda.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog