quinta-feira, 5 de março de 2015

MAMULENGO é eleito PATRIMÔNIO CUTURAL DO BRASIL

Publicado por: Antônio Neto

VIVA PERNAMBUCO, VIVA NORDESTE, VIVA O TEATRO DE BONECOS
VIVA O MAMULENGO!

Dia histórico para o mamulengo, para o teatro nacional, para as artes em geral. Nesta quinta-feira, 05 de março de 2015, o Mamulengo foi registrado como PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL, em uma reunião deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O evento foi realizado na sede do IPHAN - Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional, que fica em Brasília-DF.

Desde 2004 este projeto foi iniciado. Professores, pesquisadores e personalidades da cultura do teatro de bonecos lutaram muito pra que este dia chegasse. Diversas pesquisas, reuniões, encontros deram embasamento para a aprovação do registro. Os mestres em culturam foram totalmente envolvidos nesse processo e estavam presentes na reunião mais importante da história do mamulengo.

Pernambuco foi representado pelo Mestre Calú (69), de Vicência. Líder do Mamulengo Flor de Jasmim há 50 anos, o mestre Calú se emocionou com a grande conquista: " - Estou muito feliz e emocionado, nunca pensei que vinha em Brasília de avião pra um negóco tão sério." Calú é avô de Antônio Neto, coordenador geral do Grupo VIVA - Comunicação, Cultura e Turismo (Grupo gestor do Blog VIVA PERNAMBUCO TURISMO).
Mestre Calú com a presidente do IPHAN Jurema Machado

O Mestre Clóvis (50) , de Guarabira-PB, também falou sobre o registro: " - Muito importnte, era tudo que nós bonequeiros precisava. Isso é um reconhecimento de anos e anos de batalha do IPHAN, da Associação e de todos os bonequeiros. É fruto da persistência dos brincantes do nordeste e de todos os estados que tem brincadeiras."
Mestre de todo o Nordeste participaram da reunião de registro

Já o Mestre Felipe (64), que falou na reunião em nome de todos os mestres, falou ao Grupo VIVA: " - Foi o mais importante que os mamulengueiros poderam alcançar, é uma luta de muitos anos. Já teve momentos que deixamos de acreditar no mamulengo. Hoje podemos dizer que temos uma documentação do IPHAN em relação ao Teatro de Bonecos."

O representante do Ceará, da cidade de Icapuí, o brincante Marquinhos Calungueiro (36), filho do Mestre Gilberto Calungueiro, disse o seguinte: " - Eu achei muito importante para o Teatro de Bonecos do nosso país ter realizado essa grande conquista para o nossos mestres. É muito bom tá entre os mestres porque estou aprendendo mais da minha arte para expandir no meu estado."

Participaram do encontro também mestres de Brasília e de São Paulo. A festa tomou conta da sede do IPHAN, os comentários foram que esta foi a reunião mais alegre da história do IPHAN. A partir de agora, haverá novos projetos de salvaguardas para o Mamulengo. Com muito orgulho, o Grupo VIVA anuncia esta conquista. Parabéns à todos que estão fazendo parte desta história.
Livro de Registro das Formas de Expressão onde o Mamulengo será inserido. Recentemente, o Maracatu e o Cavalo-Marinho foram inseridos nele.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog