sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MAIS CLARÕES?




O posicionamento da Terra em relação a uma chuva de meteoros pode explicar o clarão que iluminou o céu de Pernambuco e de pelo menos outros quatro estados nordestinos na noite da quarta-feira. Até o próximo dia 29, o planeta estará passando pela Chuva de Meteoros Orionídea - da constelação de Órion - e cerca de 30 corpos celestes cruzarão o céu diariamente, com possibilidade de serem vistos a olhos nu.


Com a aparência de um círculo de fogo e o tamanho de uma bola de futebol, o bólido, como é denominado pelos cientistas, foi visto em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Ceará, por volta das 22h20, durante quatro segundos. “Conhecido como estrela cadente, o meteoro é o efeito provocado pela passagem de meteoroides pela atmosfera. Desde 2012 não registrávamos um que chamasse tanta atenção”, explica o integrante da Sociedade Astronômica do Recife, Leonardo Neves. De acordo com ele, quem quiser acompanhar as próximas passagens deve olhar para o Leste, em direção às estrelas Três Marias, a partir das 21h30.

O fenômeno pode ter sido provocado por fragmentos da última passagem do Cometa Halley pelo Sistema Solar, em 1986, o que só poderia ser comprovado com análise de amostras.  

Para o químico e diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, o tamanho do meteoro gerou visibilidade acima do normal. “Na verdade, meteoros estão cruzando nosso céu o tempo todo, mas às vezes só podem ser vistos por microscópios.”

O fenômeno teve enorme repercussão nas redes sociais. A postagem do Diario em sua fan page no Facebook obteve, até as 20h30 de ontem, 10.980 compartilhamentos, 11.486 curtidas e 1.702 comentários. Pavão vê no evento uma oportunidade para aproximar as pessoas da astronomia
.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog