segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dilma evita exposição, mas é hostilizada na final da Copa do Mundo

Por Jamil Chade, Sílvio Barsetti, Tânia Monteiro e Lisandra Paraguassu

Rio de Janeiro (AE) – Apesar de todo o aparato da Fifa e do Palácio do Planalto para evitar mal-estar e constrangimento na festa de entrega de medalhas e do troféu para os jogadores da Alemanha, a presidente Dilma Rousseff foi hostilizada cinco vezes durante e após a decisão da Copa do Mundo, na tarde deste domingo, 13, no Maracanã. Dilma também foi alvo de protestos quando entregou a taça de campeão ao capitão da seleção alemã, Philipp Lahm.

Fonte: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A “blindagem” de Dilma foi organizada após as ofensas que recebeu por parte da torcida no jogo de abertura, na Arena Corinthians, em São Paulo. A presidente desistiu de ir aos demais jogos da Copa e existia até mesmo uma dúvida se ela entregaria o troféu. Ontem, mesmo com uma boa parte das cadeiras do estádio ocupada por estrangeiros, as vaias voltaram.

A cerimônia simbólica de passagem do comando da realização da Copa de 2018 para a Rússia foi feita de forma privada entre Dilma, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter. A Fifa divulgou fotos e um comunicado, mas sem qualquer presença da imprensa ou do público.

Dilma não viu a cerimônia de encerramento da Copa no Maracanã, realizada antes da partida, e deixou sozinhos na tribuna de honra do estádio Putin e a chanceler alemã, Angela Merkel, além de outros chefes de Estado. Os dois acompanharam por 18 minutos a apresentação de dançarinos que mostravam aspectos da diversidade musical do País. Blatter ficou ao lado de Putin e Merkel, e dirigentes da entidade lamentavam discretamente a demora da presidente.
Fonte: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Fonte: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Dilma entrou na tribuna quando faltavam 10 minutos para o início da decisão, no jogo em que a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0, na prorrogação. A presidente brasileira ocupou uma cadeira distante da primeira fila e ficou sentada entre Blatter e Merkel. Ao lado do cartola estava ainda Putin. Toda a cúpula da CBF também foi colocada bem distante de Dilma.

Os telões do estádio, como já estava combinado, não mostraram a chegada nem nenhuma imagem da petista durante todo o jogo. Durante o segundo tempo da partida, houve as primeiras manifestações contra a presidente, com cânticos ofensivos, como já havia ocorrido na abertura do Mundial, no Itaquerão. Um coro da arquibancada puxava: “Ei, Dilma, vai tomar no c…”

Ela ainda recebeu vaias depois do jogo, quando sua imagem apareceu nos telões, durante as premiações aos melhores da Copa e à seleção campeã. Numa atitude que não passou de protocolar, Dilma ficou com o troféu em mãos por apenas três segundos e foi colocada atrás dos atletas alemães. Mas foi o bastante para a volta das ofensas. Toda vez que Dilma era vista nos telões, uma música alta se misturava às vaias.

Durante o jogo, Dilma evitou ao máximo contato com os dirigentes da CBF José Maria Marin e Marco Polo del Nero, que também ocupavam a área reservada. Antes, durante e após a decisão entre Alemanha e Argentina, ela preferiu nos intervalos manter contato com ex-atletas como Cafu, Bebeto, Dunga e Marta. O tom das conversas era um só com todos eles: o que fazer com o futebol brasileiro a partir de agora? Se de um lado a presidente brasileira evitava ser vista pelo público, a chanceler alemã Angela Merkel passou boa parte do jogo se exibindo, dando entrevistas e acenando a todos os alemães no estádio.

Alívio

Para o Palácio do Planalto, porém, a manifestação da torcida ontem no Maracanã foi recebida com alívio. A avaliação é que as hostilidades, já esperadas, em nada se assemelharam ao que aconteceu no jogo de abertura do Mundial. Na cerimônia de passagem do comando da organização da Copa para Putin, Dilma exaltou a organização do Mundial. “Só não foi perfeita porque o hexacampeonato não veio“, disse a presidente, em discurso.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog