segunda-feira, 20 de maio de 2013

Presidente do Real confirma saída de Mourinho de forma consensual


José Mourinho real madrid copa do rei (Foto: Agência EFE)Mourinho termina temporada 2012/2013 com uma
conquista: a Supercopa da Espanha (Foto: EFE)
O técnico José Mourinho deixará de ser treinador do Real Madrid após o fim da temporada. Florentino Pérez, presidente do clube, convocou uma entrevista coletiva às pressas nesta segunda-feira para confirmar o que todos já especulavam e o próprio técnico dava indícios de que iria acontecer.
- Agradecemos a Mourinho por seu trabalho e desejamos sorte no futuro. Com ele, demos um importante salto competitivo e esportivo - disse o mandatário.
O presidente merengue confirmou que a saída foi um pedido do português, acrescentando que os argumentos utilizados pelo treinador acabaram o convencendo a romper o contrato, que é válido até 2016, em comum acordo.
- Mourinho é o treinador que está há mais tempo no cargo entre os 19 clubes da primeira divisão. Não é fácil, especialmente em um clube como o Real Madrid. Ele acredita que o melhor seja deixar o clube. Estou de acordo com as razões que ele me deu.
Florentino passou a maior parte da coletiva fazendo de tudo para defender Mourinho. Todavia, admitiu que a ausência de títulos expressivos na temporada pesou.
- Ele devolveu ao Real Madrid o posto que lhe corresponde. Antes levávamos seis anos caindo nas oitavas da Champions, não éramos cabeças de chave... Agora, voltamos a estar entre os melhores, a jogar finais. O problema é que isso é o Real Madrid. Aqui, a cultura é ganhar. Nossa exigência é o que nos faz grandes e não nos confortamos com a segunda colocação no Espanhol, na Copa do Rei e em cair nas semifinais da Champions.
Florentino Perez presidente Real Madrid coletiva (Foto: EFE)Florentino Pérez na coletiva de imprensa desta segunda-feira (Foto: EFE)
O dirigente reiterou que não pressionou o luso a deixar o clube, mas não nega que a tensão gerada pelo técnico também influenciou na decisão.
- Eu queria que Mourinho tivesse continuado. Mas ele levou a pressão a um extremo que ficou insuportável. No Real Madrid, estamos acostumados e orgulhosos com essa pressão, mas com Mourinho chegou a níveis insuportáveis.
Florentino Pérez não quis falar sobre questões internas. Mourinho teve problemas com jogadores importantes como Casillas, Cristiano Ronaldo e Pepe, deixando o goleiro e o zagueiro no banco de reservas nas últimas partidas. O presidente, contudo, não critica o treinador.
- Temos que respeitar as decisões esportivas de Mourinho - limitou-se a opinar.
José Mourinho e casillas real madrid treino (Foto: Agência EFE)Mourinho e Casillas no treino: ídolo é um dos desafetos do treinador no clube (Foto: Agência EFE)
Substituto ainda não foi escolhido
O italiano Carlo Ancelotti, do Paris Saint-Germain, é o nome mais cotado para assumir o cargo. Neste domingo, Leonardo, dirigente do PSG, confirmou que o técnico pediu para se desligar do clube para assumir a equipe espanhola. Contudo, Pérez nega que já tenha acertado com um novo comandante.
- Não há acordo fechado com qualquer treinador. É um trabalho para os próximos dias. Não temos nenhum pré-acordo nem pré-contrato com ninguém - acrescentou.
Praticamente todos os meios de comunicação esportivos da Europa dão como certo o retorno de Mourinho ao Chelsea. Jogadores fazem apelos pelas mídias sociais, e torcedores exibem cartazes nos jogos exigindo a contratação do português desde que o espanhol Rafael Benítez assumiu como interino no decorrer da temporada atual.
Segundo o "Marca", principal diário da Espanha, o técnico já teria dito a amigos mais próximos que vai retornar aos Blues, clube que liderou entre 2004 e 2007 e que lhe deu definitivamente o status de treinador de renome mundial, ganhando o apelido de "Special One" (O especial).
José Mourinho técnico Chelsea (Foto: AFP)Mourinho na época do Chelsea: dois Ingleses, uma Copa da Inglaterra e uma Copa da Liga (Foto: AFP)
De técnico galáctico a arrumador de problemas
Mourinho foi confirmado como treinador do Real Madrid no fim de maio de 2010, chegando ao clube com pompa de estrela, tendo de lidar com a forte cobrança - reforçada pela mídia que mais lhe deu trabalho, segundo o próprio. Quando assinou o contrato, astros como Cristiano Ronaldo e Kaká já faziam parte do elenco estelar montado por Florentino Pérez. O técnico foi ao mercado e montou um supertime, mas esbarrou na concorrência do Barcelona.
José Mourinho na apresentação como novo técnico do Real Madrid (Foto: Getty Images)Mourinho na apresentação como novo técnico do
Real Madrid (Foto: Getty Images)
Na primeira temporada de Mou, o Real conseguiu vencer a Copa do Rei, perdendo o Espanhol, a vaga na decisão da Champions e a Supercopa da temporada seguinte para o arquirrival. Em 2011/2012, a equipe conquistou a liga espanhola até com certa folga, muito embora novamente tenha pecado na Liga dos Campeões, em semifinal perdida para o Bayern de Munique.
O título da Supercopa, em agosto, deu a impressão de que os merengues andavam sob os trilhos do sucesso. Só não contavam com o desgaste de Mourinho com os jornalistas e alguns de seus atletas. O primeiro craque a sucumbir diante do treinador foi o o brasileiro Kaká, sucedido por Casillas, que chegou a ser barrado no gol do Real Madrid por motivos técnicos pela primeira vez em dez anos.
Na atual temporada, os merengues foram eliminados da Liga dos Campeões pelo Borussia Dortmund nas semifinais. No Espanhol, o Barça faturou o título. Na Copa do Rei, o Real perdeu a final para o rival Atlético de Madri por 2 a 1, em casa, de forma dramática. Mourinho ainda foi expulso por reclamação.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog