quinta-feira, 16 de maio de 2013

Jogo entre Náutico e Sporting testa transporte e segurança da Arena PE


Coletiva sobre segurança na Arena PE (Foto: Lorena Aquino / G1)Segurança e esquema de transporte foram divulgados
nesta quinta-feira (Foto: Lorena Aquino / G1)
A Arena Pernambuco, estádio construído para as copas da Confederações e do Mundo, localizado em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, terá o seu primeiro jogo-teste para a Copa das Confederações na próxima quarta-feira (22), entre o Náutico e o Sporting Clube de Portugal. Para o amistoso internacional, a Secretaria Extraordinária para Eventos da Copa do Mundo no Recife (Secopa) e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social e a Secretaria das Cidades, organizaram um esquema especial de mobilidade e segurança para os torcedores, divulgado em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (16).
Dois dias antes desse jogo, na segunda-feira (20), os operários que participaram da construção do estádio serão os primeiros a pisar no gramado, em uma partida especial que marcará a inauguração oficial da Arena PE. A presidente Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estarão presentes à cerimônia. O público esperado é de 10 a 15 mil pessoas, entre familiares, amigos e convidados. "Este primeiro evento-teste será uma homenagem justa aos trabalhadores e às famílias deles, que tanto se doaram na construção do empreendimento", declarou Bruno Dourado, diretor de contratos da Odebrecht Infraestrutura.
Fase pré-operacional
Para o diretor-presidente da Arena Pernambuco, Sirval Andrade, é importante destacar que o jogo de quarta-feira se trata de um evento-teste. Isso significa que a população que for ao estádio ainda vai ver instalações temporárias e algumas obras. "Falhas podem ocorrer. Estamos enfrentando essa operação neste equipamento [a Arena Pernambuco] pela primeira vez", declarou o diretor. De acordo com o secretário-executivo de Relações Institucionais da Secopa, Gilberto Pimentel, a operação mostra que as limitações guardam semelhanças com a Copa das Confederações, de forma que o governo do estado tentou copiar as diretrizes para que haja um bom teste. "Estamos trabalhando com o modo 'evento'. Após após a Copa das Confederações, teremos outro cenário de mobilidade. A Arena Pernambuco está entrando agora na fase pré-operacional", afirma. "A hora de errar e ajustar é agora".
Durante a coletiva, a secretária-executiva de Cidades, Ana Suassuna, afirmou que a proposta da mobilidade é fazer com que o torcedor priorize a utilização de ônibus e metrôs. "A ideia é diminuir ao máximo o uso de carros para criar um transporte público adequado e confortável para todo mundo", disse a secretária.
Mobilidade
Não será permitido o acesso de veículos não credenciados pela Fifa à Arena Pernambuco. Ao todo, cinco Pontos de Verificação de Veículos (PVV) serão instalados nos acessos ao estádio, bloqueando a passagem dos carros particulares. Para chegar até o estádio, a orientação é que o torcedor siga até uma das 29 estações de metrô do Recife, de preferência a mais próxima de sua casa e pegue um trem até a estação Cosme e Damião.
Na estação, o torcedor deve adquirir o ingresso para um ônibus, que vai levar e trazer o público da partida. Serão 35 ônibus que farão viagens, com intervalos máximos de três minutos, entre a estação e um ponto localizado a 600 metros da Arena, de onde o torcedor fará o resto do percurso a pé. Os ônibus vão circular das 16h à meia-noite.
Acesso à Arena Pernambuco (Foto: Divulgação / Secopa PE)Veja onde ficam os PVVs - Pontos de Verificação Veicular, no entorno da Arena PE (Foto: Divulgação / Secopa)
Para quem insistir em ir de carro, o último ponto para deixar o veículo será no estacionamento Parqtel, a 3 quilômetros da Arena, na BR-408. O estacionamento vai custar cerca de R$ 40 e haverá vendas antecipadas de bilhetes e pulseiras que dão acesso ao espaço. "Quem vai querer ir de carro com todas estas limitações?", questionou Ana Suassuna. De lá, uma linha circular até a Arena da Copa também ficará disponível, com 18 ônibus e viagens com intervalos de no máximo três minutos, também das 16h à meia-noite.
Aos que preferirem o uso do táxi, o último ponto dos carros será o Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Lá, também haverá um PVV para carros particulares não credenciados, de foma que o passageiro pode pegar um metrô de lá até a estação Cosme e Damião e seguir a mesma orientação dada pela secretária.
As linhas circulares que vão levar os torcedores da estação Cosme e Damião e do estacionamento Parqtel custam R$ 2,50. O Vale Eletônico Metropolitano (VEM) será aceito normalmente. Quem estacionar o carro no perímetro proibido está sujeito a multa e reboque.
Segurança
De acordo com o delegado Humberto Freire, representante da Secretaria de Defesa Social, a segurança para a partida entre Náutico e Sporting vai acontecer como se fosse a Copa das Confederações. Ao todo, 872 agentes vão fazer a segurança de dentro e fora do estádio, além do entorno da Cidade da Copa, rodovias e estações de metrô. A Polícia Rodoviária Federal disponibilizou 74 agentes. Fora eles, o esquema conta com 510 policiais militares, 50 policiais civis, 66 soldados do Corpo de Bombeiros, 47 agentes de inteligência e defesa, 45 policiais federais, 70 agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Guarda Municipal e 12 membro da Gerência Geral da Polícia Científica.
A expectativa de público entre Náutico e Sporting é de 30 mil pessoas. "Convidamos o Sporting para abrilhantar a festa e dar um caráter diferenciado. Na entrada, os torcedores serão recebidos por caboclos de lança e atividades lúdicas da cultura pernambucana. Não haverá show, apenas uma homenagem à música local com cantores e sanfoneiros", explicou Sirval Andrade. Cerca de 60% dos ingressos para a partida já foram vendidos.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog